Há algum aplicativo para celular que pode inovar o transporte público?

Hoje, estava observando um ponto de ônibus aqui em Florianópolis e notei que o mesmo apresenta apenas um número, neste ponto não havia nenhuma informação de quais ônibus passam por ali, nem itinerários e nem horários, enfim, nenhuma informação. Imaginei que deveria ter duas formas de se obter esta informação: consultando em um site (estava correto, há um espaço no site da prefeitura para consultar os itinerários) ou perguntando para alguém (o que pode ser difícil para um estrangeiro ou caso você não encontre ninguém que saiba esta informação).

Fiquei curioso para saber se havia algum aplicativo para celular (APP) que auxiliasse neste “desafio”. Encontrei um que tem potencial: Moovit (iPad e Android). Este aplicativo conta com o apoio dos próprios usuários para manter as informações atualizadas e relevantes para todos. Os usuários podem acompanhar o status dos itinerários atuais, planejar rotas e socializar informações. A ideia é boa, acredito que pode ser aprimorada: (1) há poucas cidades brasileiras cadastradas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Bauru e Itajaí), com o tempo deve ampliar; (2) considerando o preço atual dos celulares, cada ônibus poderia ter um com o aplicativo dedicado, aumentaria em muito as possibilidades e informações; (3) as empresas de transportes poderiam desenvolver soluções inteligentes para ampliar as rotas em momentos de picos ou até mesmo desviar de potenciais problemas, com base nas informações do Moovit.

Blog 06 - 14-02-2014Claro que os problemas do transporte público não são só soft, há muito que fazer em hard (mais ônibus, faixas exclusivas, transportes alternativos, etc), mas acredito que existe um bom espaço para inovação em aplicativos para melhorar o transporte público no Brasil. Vale a aposta!

 

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Sem categoria

3 Respostas para “Há algum aplicativo para celular que pode inovar o transporte público?

  1. Marco Littig

    Em Itajaí foi utilizado o http://www.Mobilibus.com.br para integrar as informações do transporte publico no Moovit, Google e Nokia Maps. A Jotur está mapeando em em breve as informações estarão liberadas aos usuários.

  2. Já tem o Moovit em Palhoça (Jotur) mapeadas pelo sistema Mobilibus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s