Artigo publicado na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão: O tempo de mandato do CEO e o desempenho das organizações

Foi publicado – edição de julho/setembro 2011 – na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão o artigo O tempo de mandato do CEO e o desempenho das organizações: Um estudo em grandes empresas brasileiras. Este artigo é de minha autoria com prof. Fernando Serra e prof. Manuel Ferreira. Foi um grande aprendizado escrever este artigo com Prof. Serra e Prof. Manuel.

Resumo: Este artigo avalia a relação entre desempenho da organização e o tempo de mandato do seu Presidente Executivo (CEO) em grandes empresas brasileiras, entre 1999 e 2008. Os resultados indicaram uma tendência para uma relação em forma de U-invertido, sendo o desempenho inferior para tempos de mandato intermédios. Assim, não há uma relação linear entre o tempo de mandato dos CEOs e o desempenho das empresas. Também, há diferentes tipos de curva U-invertido, as organizações podem alcançar picos de resultados diferentes em momentos diferentes. As evidências mostram que a curva de tendência das organizações brasileiras tende a ser semelhante às norte-americanas, logo possibilitando, pelo menos em parte, extrapolar as conclusões obtidas para a realidade do Brasil.

 

Palavras chave: Alta administração, tempo de mandato do presidente, desempenho da organização, visão baseada em recursos, presidente.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Artigo publicado na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão: O tempo de mandato do CEO e o desempenho das organizações

  1. Não tendo lido o artigo, mas sómente esta breve sinopse acho dificil fazer generalizações sobre o tema, o que parece ser confirmado pela existência de diversas forma de curva U. A variância deve ser explicada pelos perfís individuais que deve ter uma grande influência no resultado. Mesmo uma não conclusão torna-se uma conclusão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s