Maiores salários trazem melhores resultados?

Apesar de ter prometido no post anterior abordar neste post mais detalhes da 7ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros, não farei isto. Deixarei para o próximo post. Neste a ênfase será na pergunta Maiores salários trazem melhores resultados?

Diversos são os estudos (principalmente acadêmicos) que relacionam salários dos CEOs com o desempenho de sua organização, porém até o momento não foi detectado um relacionamento linear (quanto maior o salário do CEO, maior o resultado da organização). Logo não podemos afirmar que o resultado da organização está atrelado ao salário do CEO.

Recentemente a FORBES botou mais lenha nesta discussão ao apresentar os CEOs mais antigos e rentáveis do mundo: The CEO 20-20 Club, sendo que o mais rentável (Lawrence J. Ellison) não estava nem no grupo dos 150 maiores salários de CEOs em 2010.

O Portal Exame também abordou este assunto – na matéria Os CEOs mais antigos e rentáveis do mundo, segundo a Forbes – também focando este aspecto.

Então o salário não tem nada haver com o resultado? Também não podemos ser extremos. Segundo Jim Collins, no seu livro Good to Great, é necessários que os executivos tenham salários justos, mas não é só isto que os irão motivar. Sugiro a leitura do Post Good to great de 2009.

E a resposta para este Post: “Não, pelo menos no que tange CEOs”.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Sem categoria

2 Respostas para “Maiores salários trazem melhores resultados?

  1. Grande Professor Roberto, excelente tópico.

    Colocando um pouco mais de lenha na fogueira, segue o link da palestra do Analista de carreira e escritor Dan Pink no TED:
    http://www.ted.com/talks/lang/por_br/dan_pink_on_motivation.html

    Segundo ele, depois de um certo incentivo $$$, dinheiro não aumenta o resultado. Na maioria das vezes até piora.

    Sinopse da Talk: Dan Pink examina o quebra-cabeça da motivação, começando pelo fato que cientistas sociais sabem mas a maioria dos gerentes não: recompensas tradicionais não são tão eficientes quanto pensamos.

    Os livros desse cara sobre “motivação 2.0” também são muito bons.

    Vale a pena!

    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s