Fragmentos de uma equipe

Dando continuidade a proposta do Post de 12.01.2011 (“Quais são os principais problemas enfrentados pela Alta Administração?”), este post será dedicado a explorar o segundo dos quatro principais problemas enfrentados pela Equipe da Alta Administração (em inglês, Top Management Team – TMT): “Dificilmente a TMT possui características homogêneas. Esta heterogeneidade, que muitas vezes pode ser um alavancador para o sucesso, também pode gerar fragmentação e, por conseguinte, implodir a equipe”.

Este problema é delicado e pode gerar algumas conclusões incorretas, portanto vale esclarecer: (1) A heterogeneidade não está vinculada diretamente com a fragmentação da TMT e (2) Uma TMT homogênea pode estar fragmentada. Portanto vou abordar estes três assuntos de forma distinta: homogeneidade, heterogeneidade e fragmentação da TMT.

Uma TMT homogênea – isto é, que possui a maioria dos seus integrantes com características muito semelhantes – possui maior velocidade na tomada de decisões e pode ser uma vantagem em ambientes turbulentos, onde a propensão, importância e urgência de resposta são iminentes (HAMBRICK, CHO e CHEN, 1996). Porém, o que a TMT homogênea ganha em velocidade, perde em análise crítica, podendo enxergar as decisões apenas por um ângulo.

Uma TMT heterogênea perde na velocidade de resposta – o que pode ser fatal em alguns ambientes –, porém ganha na análise crítica da decisão, pois são vários perfis diferentes analisando o mesmo problema por ângulos distintos. A tensão gerada – por opiniões diferentes – favorece a inovação.

(Feitos estes apontamentos, vamos para o problema abordado neste post!) A fragmentação pode ocorrer tanto em TMTs homogêneas como heterogêneas. A fragmentação da TMT sempre será ruim aos resultados da organização (HAMBRICK, 1995), pois irá enfraquecer os indivíduos da TMT e, por conseguinte, a tomada e execução das decisões.

A fragmentação da TMT diz respeito a perda de confiança entre os membros desta e as ações geradas por este fato. Por exemplo:
1. Uma determinada decisão foi tomada em consenso em uma TMT homogênea, porém na execução um dos membros “minou” a efetividade desta decisão;
2. Em uma TMT heterogênea uma importante decisão não está sendo tomada, pois alguns membros estão ressentidos com decisões anteriores e estão protelando a decisão atual por uma questão de “ego”.

Comportamentos como estes tendem (1) a enfraquecer a TMT, (2) privilegiar o individuo ao invés da organização, (3) impossibilitar a tomada ou execução de uma decisão estratégica e (4) prejudicar o resultado atual e futuro da organização.

Este problema deve ser enfrentado diretamente pelo CEO, que precisa entender o grau de homogeneidade e heterogeneidade de sua equipe para (1) fazer com que seus membros trabalhem da forma mais colaborativa possível, impedindo fragmentação entre os mesmos e (2) tratar os pequenos problemas de relacionamentos antes que os mesmos cresçam e gerem a fragmentação da TMT.

Posts relacionados:
12.01.2011 – “Quais são os principais problemas enfrentados pela Alta Administração?”
28.01.2011 – “Tende a cair…”
10.02.2011 – “Narciscita?! Eu?”
14.02.2011 – “O ritual da complexidade!
22.02.2011 – “Ensaio sobre a nova liderança

Referências

HAMBRICK, D.C. Fragmentation and the other problems CEOs have with their Top Management Teams. California Management Review, California, v. 37, n. 3, p. 110-127, 1995.

HAMBRICK, D.C. CHO, T.S. CHEN, M-J. The influence of Top Management Team heterogeneity on firms’ competitive moves. Administrative Science Quarterly, New York, v. 41, n. 4, p. 659-684, 1996.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s