Tende a cair…

Conforme mencionei no Post de 12.01.2011 (“Quais são os principais problemas enfrentados pela Alta Administração?”), este post será dedicado a explorar um dos quatro principais problemas enfrentados pela Equipe da Alta Administração (em inglês, Top Management Team – TMT): “O desempenho do CEO tende a ser uma curva em U-Invertido, isto é, cresce nos primeiros anos, mas depois entra em declínio”.

Em um artigo de 2006, Henderson, Miller e Hambrick, apresentam um estudo empírico onde identificaram que a relação entre o resultado da organização e o tempo de mandato do CEO tende a ser representado por uma curva em U-invertido, isto é, existe um crescimento inicial nos primeiros anos do CEO, seguido por uma estagnação e queda. Este estudo foi inspirado em um estudo análogo de Eitzen e Yetman (1972), que focou no desempenho de times colegial de basquete, tendo como resposta uma relação curvilínea: quanto mais longo for o mandato do treinador, maior o sucesso da equipe, mas após um determinado período de tempo (treze anos ou mais) a eficácia da equipe começa a diminuir.

Esta definição de quando o desempenho do CEO tende a cair não segue uma regra ou um número cabalístico – como 13 anos do estudo de Eitzen e Yetman (1972) –, apesar da tendência ser uma curva em U-invertido, a mesma pode possuir dimensões diferentes (tanto na vertical quanto na horizontal).

Irá influenciar diretamente nestas dimensões:

1. As características do ambiente externo no qual a organização atual – quanto mais acirrada a competição, menor será a amplitude horizontal e maior o pico vertical;

2. As características do CEO e da TMT;

3. O tipo de empresa – governamental, familiar, privada, etc.

Ok, mas como tratar este problema? A empresa precisa trocar de CEO de tempos em tempos? Há como reverter esta tendência natural?

A solução mais simples poderia ser trocar de CEOs de tempos em tempos ou, fazer como muitas organizações Americanas estão fazendo, contratar o CEO com tempo de mandato definido. Mas cabe lembrar que (1) a curva costuma começar com resultados baixos e (2) a mudança de um CEO pode ser um processo complicado (curva de aprendizado, adequação da TMT, etc).

Uma solução mais madura poderia ser uma constante análise deste problema pelo Conselho Administrativo e pelo próprio CEO, com foco a renovar as estratégias e equipes, oxigenando as “idéias” e fazendo com que a curva se mantenha em ascensão.

Em tempo, a tendência do desempenho da organização e do tempo de mandato do CEO em U-invertido também foi detectado em empresas brasileiras no estudo de Medeiros, Serra e Ferreira (2010).

Posts relacionados:

12.01.2011 – “Quais são os principais problemas enfrentados pela Alta Administração?”

31.01.2011 – “Fragmentos de uma equipe”

10.02.2011 – “Narciscita?! Eu?”

14.02.2011 – “O ritual da complexidade!

22.02.2011 – “Ensaio sobre a nova liderança

Referências

EITZEN, D. S. YETMAN, N. R. Managerial Change, Longevity, and Organizational Effectiveness. Administrative Science Quarterly, New York, v. 17, n. 1, p110-116, 1972.

HENDERSON, A. MILLER, D. HAMBRICK, D.C. How quickly do CEOs become obsolete? industry dynamism, CEO tenure and company performance. Strategic Management Journal, New Jersey, v. 27, n. 5, p. 447-460, 2006.

MEDEIROS Jr, Roberto; SERRA, Fernando; FERREIRA, Manuel P. Relação entre o desempenho das organizações e o tempo de mandato (tenure) do Presidente (CEO): Um estudo em empresas brasileiras de capital aberto entre 1999 e 2008. Working paper nº 59/2010, globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s