Remuneração da Alta Administração

Recentemente (25/nov/2010), a Exame.com publicou matéria intitulada CMN adota regras para bônus de executivos financeiros que inicia afirmando:

“A partir de 2012, as instituições financeiras terão de mudar a política de remuneração dos administradores para aumentar a transparência e impedir o pagamento de altas quantias aos dirigentes em momentos de crise. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução que, na prática, atrela os bônus dos administradores ao desempenho da instituição financeira (…)”

Esta notícia não é de se espantar: é uma tendência mundial. Sendo que esta tendência (1) começou (ou ganhou muita força) com a crise econômica global que despontou no final de 2008 e (2) não está restrita a criar novos paradigmas de remuneração aos administradores de instituições financeiras, pelo contrário está influenciando na remuneração dos administradores de todo tipo de organização.

Mas o quanto esta nova forma de remunerar a Alta Administração – principalmente o CEO – pode afetar nas estratégias e modelo das organizações? Para alguns autores, teremos uma grande evasão de líderes, para outros, não irá acontecer nada de grande impacto, visto que existirá um período de acomodação e pronto!

Na verdade não existem estudos empíricos conclusivos que correlacionam a remuneração (p. ex., FINKELTEIN e HAMBRICK, 1988) – principalmente da alta administração – com o desempenho da organização, porém alguns autores fazem apontamentos que considero interessante:

  • Finkelstein e Hambrick (1989): tamanho da empresa, rentabilidade da empresa e tempo de mandato do CEO estão diretamente relacionados com a compensação do CEO;
  • Hambrick e Finkelstein (1995): empresas que possuem um proprietário majoritário, tendem a minimizar o salário dos CEOs, sem prejudicar o bom gerenciamento;
  • Sanders e Hambrick (2007): compensação do CEO, baseado em opções de aquisição de ações, faz com que os CEOs invistam pesadamente em P&D, aquisições e despesas de capital, além de motivar que os mesmos arrisquem mais, encontrando resultados mais extremos (ou muito bom ou muito ruim).

E as especulações, bem como os estudos, continuam, mas qual a sua opinião?

Referências

FINKELSTEIN, S. D.C. HAMBRICK, “Chief Executive Compensation: A Study of the Intersection of Markets and Political Processes,” Strategic Management Journal, March 1989.

FINKELSTEIN, S. HAMBRICK, D.C., Chief Executive Compensation: A Synthesis and Reconciliation. Strategic Management Journal. V. 9, p. 543-558, 1988.

HAMBRICK, D.C. FINKELSTEIN, S. The Effects of Ownership Structure On Conditions at the Top: The Case of CEO Pay Raises. Strategic Management Journal. V. 16, p. 175-193, 1995.

SANDERS, W.G. HAMBRICK, D.C. Swinging For the Fences: The Effects of CEO Stock Options on Company Risk-Taking and Performance. Academy of Management Journal. V. 50, p. 1055-1078, 2007.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Remuneração da Alta Administração

  1. robertomedeirosjunior

    Acredito que esta pesquisa publicada no site da Info, seja relevante e não reflita apenas a realidade desta amostra. Segundo a Perspectiva do Alto Escalão (HAMBRICK, 1984), as características perceptíveis e não-perceptíveis do CEO influenciam diretamente no desempenho da organização, logo o resultado da organização é influenciado por um conjunto de características (idade, trilha na organização, formação básica, crenças, etc) e por que não afirmar que a sua remuneração também não será influenciada por este conjunto de características? Acredito que apenas ter ou não um MBA seja regra por melhor ou pior salário.

    HAMBRICK, D.C. MASON, P.A. Upper Echelons: the organization as a reflection of its top managers. Academy of Management Review, New York, v. 9, n. 2, p. 193-206, 1984.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s