Um dia na vida de cinco CEOs

Ok! No primeiro post (2010 a todo vapor… ), deste ano, comentei que eu estava trabalhando uma “cadeia” de posts para 2010 sobre ferramentas de administração aplicadas no dia-a-dia, não abandonei esta idéia, estou trabalhando nela e pretendo começar a inserir estes posts a partir de abril, mas até lá não posso deixar de inserir materiais que me chamaram muito a atenção, como o livro que indiquei no post anterior (“Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas”) e a matéria “Como eles vivem e trabalham” – de Alexandre Teixeira, publicada no número 35 da revista Época Negócios (fevereiro/2010) – que comentarei neste post.

A matéria de capa “Como eles vivem e trabalham” foi inspirada no livro “Managing – Desvendando o dia a dia da gestão” de Henry Mintzberg, conhecido pesquisador de estratégia que sintetizou neste livro sua experiência de acompanhar um dia na vida de 29 gestores. A matéria da Época Negócios relata a experiência de acompanhar um dia na vida de 5 CEOs (Márcio Utsch da Alpargatas, Cláudio Lottenberg do Hospital Albert Instein, José Carlos Macedo da Aon Affinity, Roland de Bonadona da Accor e Jean-Philippe Ollier da Michelin), organizando as informações em cinco lições:

1. Aprender na prática – os melhores gestores não nascem numa sala de MBA, porque não dá para ensinar gestão na escola;

2. Liderança conquistada – profissionais qualificados, como os médicos de um hospital, não devem ser controlados, mas apoiados;

3. O dilema da conexão – o gestor precisa estar próximo de todos. Mas até que ponto pode compartilhar todas as informações?

4. A síndrome da superficialidade – como assumir uma carga pesada de trabalho e mesmo assim ir fundo nas questões? Com planejamento;

5. Central de informações – gestores monitoram o ambiente e sabem tudo o que se passa ao redor – se fizerem seu trabalho direito.

O que mais me chamou a atenção foram as lições paralelas (e espalhadas no texto):

1. É importante manter o corpo saudável, a maioria dos CEOs reservavam um tempo no seu dia para exercícios físicos;

2. Os compromissos pessoais precisam entrar no planejamento do dia a dia, para que não sejam colocados de lado;

3. Uma das principais funções (ou características?) dos CEOs é comunicar;

4. Respeitar a opinião dos subordinados e direciona-los, é mais importante que dar ordem;

5. Deve se ter um cuidado para fixar a atenção no importante e não ser engolido pelos detalhes.

É isto!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s