Como se comporta o desempenho da organização em relação ao tempo de mandato do seu CEO?

Em 2009 concluí meu mestrado, que teve como tema “Equipe da alta administração (TMT) como recurso estratégico”, sendo que a TMT é composta pelo presidente (CEO) e sua equipe imediata. Este tema é altamente interessante e empolgante, pois está relacionado diretamente com a tomada de decisão e desempenho das organizações. No próximo ano (2010) irei publicar uma série de posts sobre o tema e o desdobramento com a performance das organizações, neste post vou me restringir ao tema da minha dissertação.

O intuito da dissertação do mestrado foi avaliar a relação do tempo de mandato do CEO e o desempenho da organização, por meio da pergunta de pesquisa “Como se comporta o desempenho da organização em relação ao tempo de mandato do seu CEO?”, sendo que a mesma foi representada no objetivo “Avaliar o relacionamento entre o tempo de mandato do CEO e o desempenho de sua organização” e desdobrada nos objetivos específicos (1) analisar os resultados das organizações definidas como amostra, no período estabelecido, (2) listar quais os CEOs que as organizações possuíram durante este período e o tempo que os mesmos estiveram no mandato, (3) identificar o desempenho das empresas perante os seus CEOs, e (4) analisar como se comporta o desempenho da organização durante o mandato de cada CEO.

Para se alcançar os objetivos propostos na dissertação e, por conseguinte, responder a pergunta de pesquisa foram realizado (1) uma contextualização teórica que considerou o CEO e sua equipe imediata (TMT) um importante recurso estratégico, utilizando o estudo de Hambrick como estruturante para este argumento e (2) um estudo empírico com 118 organizações considerando um período de análise de 10 anos (1999 à 2008, inclusive) para verificar a validade das hipóteses criadas a partir da pergunta de pesquisa e base teórica: (H1) existe uma relação entre tempo de mandato e o retorno sobre o ativo (ROA)/retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), (H2) CEOs com longo período no cargo fazem com que suas empresas tenham maior retorno sobre o ativo (ROA)/ retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) do que as empresas que possuem CEOs ocupando estes cargos por curtos períodos de tempo e (H3) a relação entre tempo de mandato e retorno sobre o ativo (ROA)/ retorno sobre o patrimônio (ROE) é mais forte em empresas privadas não familiares.

O estudo empírico refutou as hipóteses estabelecidas, logo concluísse que os resultados apresentados em estudos em organizações americanas que provam a relação linear entre tempo de mandato do CEO e o desempenho da organização não se aplica em organizações com perfil das representadas pela amostra.

Os resultados ao refutarem os primeiros dois grupos de hipóteses, mostram que não há uma relação direta entre a permanência do CEO no cargo e o desempenho da organização, logo o desempenho da organização não é o fator preponderante ou o único fator para definição de continuidade ou demissão de um CEO, conclusão que é a premissa do modelo de demissão do CEO desenvolvido por Fredrickson, Hambrick e Baumrin (1988), o qual defende que a demissão de um CEO é deliberada por um conjunto de fatores, entre eles, expectativas e atribuições do conselho, alianças e valores do conselho, poder do CEO e alternativas de CEOs. Estes fatores e o desfecho para a demissão de um CEO são, comumente, vistos na realidade empresarial brasileira como.

Para não se restringir nas hipóteses estabelecidas e responder a pergunta de pesquisa, foi realizado uma análise horizontal do comportamento do ROA e ROE das organizações que possuíam apenas um CEO no período definido, o que identificou o mesmo comportamento U-invertido apresentado nos estudos de Henderson, Miller e Hambrick (2006).

Conclusões: (1) o tempo de mandato de um CEO não está relacionado linearmente a crescimento ou declínio do desempenho da organização, pois há outras variáveis que influenciam o mesmo, tais como, expectativas e atribuições do conselho, alianças e valores do conselho, poder do CEO e alternativas de CEOs, (2) a persistência estratégica, conformidade estratégica, conformidade de resultados e uma TMT mais homogênea alcançados por um longo período de mandato de um CEO, não se reflete em melhores ou piores resultados das organizações, tornando estas características questionáveis em relação ao seu valor para alcance da vantagem competitiva, (3) o comportamento do desempenho das organizações brasileiras perante o tempo de seus CEOs tendem a uma curva em U-invertido, assumindo o mesmo comportamento das organizações norte-americanas, assim os estudos do desempenho em empresas dos EUA podem ser inferidos para a realidade brasileira. E quanto à prática empresarial, o estudo mostrou que mesmo em organizações familiares, o comportamento do desempenho assume uma curva em U-invertido indicando que seria mais prudente (e lucrativo) que a sucessão do CEO fosse realizada no momento que a organização inicia seu declínio de resultado, e não na aposentadoria do CEO (ente da família).

A dissertação completa pode ser consultada em labs.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em 1

Uma resposta para “Como se comporta o desempenho da organização em relação ao tempo de mandato do seu CEO?

  1. paula

    Adorei conhecer o resumo da sua dissertação e, mais ainda, saber que você concluiu o mestrado. Parabéns!
    Quanto à informação que vc trouxe – “não há uma relação direta entre a permanência do CEO no cargo e o desempenho da organização” – é muito interessante. Essa frase chama a atenção, pois parece incoerente. Por parecer incoerente, nos obriga a pensar sobre ela e, no final, chegamos à conclusão de que é isso mesmo!
    Esclarecedores tb são os fatores para demissão do CEO: “expectativas e atribuições do conselho, alianças e valores do conselho, poder do CEO e alternativas de CEOs”. Nos faz pensar como o não tangível – os relacionamentos e o mundo dos significados – é importante para a dinâmica interna das organizações.
    Valeu conhecer o seu blog! Abraços, diretamente de BSB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s