Mensurando a Vantagem Competitiva por meio do Desempenho Contábil e Econômico

Que toda empresa busca vantagem competitiva é de senso comum, que esta vantagem é expressa pela criação de maior valor econômico em relação a suas rivais: também, agora mensurar esta vantagem competitiva não é algo assim tão simples, de modo a ficar no lugar comum. É verdade que há uma aparente simplicidade nesta mensuração, mas que pode esconder complexas armadilhas, visto que o valor econômico é medido pela diferença entre o preço que o cliente está disposto a pagar e o custo envolvido no produto/serviço. Muitas vezes não é fácil mensurar o quanto o cliente quer pagar e os custos direcionados ao produto/serviço.  Eita?!
Diferentes artigos e pesquisas – acadêmicos ou não – abordam diferentes indicadores para mensurar o desempenho de uma organização, algumas destas pesquisas chegam a desenvolver um indicador resultante da análise de diversos indicadores. Enfim, não há um consenso.
Barney e Hesterly (2007) argumentam que existem duas abordagens para mensurar o desempenho (e logo a vantagem competitiva): contábil e econômica.

O desempenho contábil é mensurado a partir da análise de indicadores provenientes do balanço contábil da empresa, podendo ser classificado em quatro tipos (BARNEY E HESTERLY ,2007):
1. Índices de lucratividade, permite analisar o lucro com base em relação a um determinado aspecto. Destaca-se:
a. Retorno do ativo total (ROA);
b. Retorno sobre o patrimônio líquido;
c. Margem de lucro bruto;
d. Lucro por ação (LPA);
e. Índice de preço/lucro (P/L);
f. Fluxo de caixa por ação;
2. Índices de liquidez, permiti analisar a capacidade da empresa saldar suas dívidas de curto prazo (com vencimento menor que um ano). Destaca-se:
a. Índice de liquidez corrente;
b. Índice de liquidez seca;
3. Índices de alavancagem, permite analisar a capacidade da empresa de contrair mais dívidas a longo prazo, realizando uma alavancagem dos negócios. Destaca-se:
a. Índice de endividamento total;
b. Índice de endividamento sobre patrimônio líquido;
c. Índice de cobertura de juros;
4. Índices de atividade, permite analisar as atividades (negócio) da empresa. Destaca-se:
a. Giro de estoque;
b. Giro total do contas a receber;
c. Prazo médio de recebimento.
Para entender mais os indicadores contábeis, sugiro visitar o site do Intelect Gerenciamento Financeiro, Investeducar e Indicadores Financeiros do ClickRBS.
Os indicadores contábeis, normalmente, são utilizados para comparação entre empresas, quase sempre do mesmo setor. Sendo que é comum, analisar o desempenho de um determinado indicador com base na média setorial deste.

O desempenho econômico, nas palavras de Barney e Hesterly (2007), “compara o nível de retorno de uma empresa com seu custo do capital em vez de com o nível médio de retorno do setor”, sendo que são classificados em 2 categorias pela fonte de capital: dívida e participação acionária, logo privilegiam os stakeholders: credores e acionistas.
Indicadores de desempenho econômicos permitem uma analise isolada, não necessitando obrigatoriamente, a análise comparativa com o setor. Porém são mais complexos de se calcular, pois necessitam de variáveis que muitas vezes não são divulgadas (principalmente por empresas que não possuem capital aberto na bolsa). Entre os indicadores econômicos se destaca o WACC (Weighted Average Cost of Capital – Custo Médio Ponderado de Capital), que você pode obter mais informações neste site.

Em resumo, indicadores contábeis devem ser analisados por meio de comparação com a média do setor e indicadores econômicos analisado com foco ao retorno acima do normal. A vantagem competitiva esta diretamente vinculada a estes indicadores, sendo conquistada quando temos um desempenho contábil acima da média e desempenho econômico acima do normal.

Referência principal: BARNEY, J.B. HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

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