Tecnologias…

Dia?

18 de maio de 2009, uma segunda-feira.

Local?

Pensilvânia, mais precisamente na Universidade da Pensilvânia.

Evento?

Cerimônia de formatura.

Fato?

Erick Schmidt, atual CEO da Google – então com a palavra – se direciona para cerca de 6 mil estudantes e pede que os mesmos desliguem o computador e se dediquem mais ao lado humano da vida. Até parece brincadeira, mas não é. A fonte é o jornal The Huffington Post.

Este assunto é controverso, alguns afirmam que as novas tecnologias estão ultrapassando barreiras e aproximando ainda mais o ser humano, outros apontam o contrário: estamos nos afastando um dos outros. Talvez os dois lados estejam certos, o problema não está na tecnologia, mas como a utilizamos. Aqui cabe o jargão “O assassino não é a arma, mas sim o dedo que puxou o gatilho”.

É notório como algumas pessoas conseguem utilizar a tecnologia para se tornarem mais produtivas, mais eficazes e mais assertivas, seja utilizando um simples e-mail ou alguma ferramenta da Web 2.0 para trabalhar colaborativamente com outras pessoas. Já outras se tornam escravas de seus e-mails ou celulares, não conseguindo priorizar o que realmente importa. É engraçado que as empresas entram no mesmo ritmo – na verdade é até obvio, visto que as mesmas são formadas por pessoas e direcionadas pelas mesmas -, ou utilizam a tecnologia como acelerador de sua estratégia ou acabam se perdendo no emaranhado de possibilidades e entrando em modismos, que possivelmente não serão congruentes com a estratégia. Aqui sugiro a leitura do capítulo 7 do livro “Good to great – Empresas feitas para vencer”  de Jim Collins.

Eita?! Mas será que esta discussão vale a pena? Acredito que sim, visto que os jovens estão mergulhando de cabeça nas novas formas de comunicação – uma recente pesquisa do Instituto Allensbach identificou que o envio de texto por celular (SMS) é o meio de comunicação preferido por mais da metade dos jovens (entre 14 e 19 anos) alemães – e serão estes que entraram nas organizações nos próximos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s