Valores

Estou propenso a acreditar que somos o que acreditamos ou melhor ainda somos nossos valores. É isto ai! Definitivamente somos os nossos valores e a princípio devemos acreditar neles. Eita… na verdade muitas vezes seguimos “nossos valores” sem saber quais são, mas que eles existem, existem! Pode ser que não declarados, mas estão ali, arraigados no cerne de cada um, criados e esculpidos por nossas histórias, nossa criação, nossos medos e amores.
Proponho um exercício simples – não estou dizendo que seja fácil – liste seus valores e os conceitue. Isto mesmo: quais são seus valores e o que significam para você? O perguntinha capciosa?! Você pode se perguntar: mas para quê isto? No mínimo para você se conhecer um pouquinho melhor. Vai lá, não vai doer tanto assim.
Está bom! Eu começo.
Acredito que devemos seguir 6 valores básicos que devem estar em profunda harmonia e sinergia: Integridade, Disciplina, Bom Humor, Entusiasmo, Cooperação e Humildade.
Integridade – do latim integritate – está relacionado à retidão, isto mesmo, ser uma pessoa integra é ser uma pessoa de honra, ética, imparcial e reta. Na prática, é fazer o que é certo (fácil falar). Vale seguir a máxima: “Fazer aos outros o que desejaríamos que eles fizessem a nós e não fazer o que não desejaríamos”.
Disciplina que pode ser resumida em ter foco e manter-se no foco, desde que seus objetivos sejam valiosos e por falar nisto quais são seus objetivos? (Mas este assunto é para um outro dia)
Bom humor, definitivamente não seja carrancudo, para ser sério você não precisa ter “cara feia”, é isto mesmo! Você está indo atrás de seus objetivos, percorrendo o seu caminho, não reclame das dificuldades e percalços. O bom humor torna o seu ambiente mais leve. E ai citamos o profeta Gentileza: “gentileza gera gentileza”.
Entusiasmo, palavrinha formada por duas partículas gregas “en” e “theos”, que significa “em Deus”. Seja entusiasta, esteja disposto a enfrentar desafios, transformar os limões e limonadas, saber que no final a vitória será conquistada.
Cooperação, não adianta, você não conseguirá nada sozinho. Quer fazer algo bem feito, faça em equipe. Colabore com sua equipe. Comece a utilizar/pensar no “nós” e não no “eu”.
Humildade, e sobre tudo não tente ser superior a ninguém. Seja modesto. E para finalizar, uma citação do Tão Te King: “O Sábio não se exibe, e por isso brilha. Ele não se faz notar, e por isto é notado. Ele não se elogia, e por isto tem mérito. E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele.”

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s